Secretarias de Desenvolvimento Social e Educação realizam evento visando combater abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Realizamos na manhã de hoje, uma live com as participações da Assistente Social Priscylla Paiva e da Educadora Social Roberlândia Sousa, em alusão ao dia 18 de maio, que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

A live também foi o marco para o início do concurso de redação e desenho da rede municipal de ensino, uma parceria entre as Secretarias: Desenvolvimento Social e Educação, onde os alunos  do 1° ao 5° terão a oportunidade de concorrer a um tablet, já os alunos do 6° ao 9° concorrerão a um smartphone, então agora é a hora de soltar a imaginação, abordar a temática e arrasar no concurso, desde já desejamos muito boa sorte a todos (as).

Queremos ressaltar a importância do trabalho em rede, destacando os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que são unidades públicas que funcionam como porta de entrada para o atendimento de pessoas em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados. Salientamos que principalmente não culpabilizem a criança ou o adolescente e que, identifiquem quaisquer elementos e situações de risco que possam haver.

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100, a ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita também na Polícia Militar, pelo número 190, ou Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. O sigilo é garantido, e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móvel.

Mais informações poderão ser obtidas no site www.facabonito.org.br

Fazer bonito é proteger nossas crianças e adolescentes 🌻

Confira alguns registros de hoje

COMPARTILHAR