Atualizado em: 27 de março de 2024 | 18:09h

Secretaria de Receita implementa automação dos Processos do “Minha Casa de Papel Passado” e coloca Bananeiras como uma das cidades que utiliza princípios do Governo 4.0

O Programa de Governo Municipal, Minha Casa de Papel Passado, tem recebido olhares atentos de diversos municípios, pois tem sido o que mais tem entregado regularização fundiária no Estado da Paraíba. Com base na lei federal, o Prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra, editou decreto instituindo o programa e regulamentando a lei no âmbito do município, […]

03/02/2023 12h36 Atualizado há 1 ano atrás

Com base na lei federal, o Prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra, editou decreto instituindo o programa e regulamentando a lei no âmbito do município, sendo nesta primeira fase a regularização fundiária urbana.

A atuação do Programa tornou-se simultânea em diversos núcleos urbanos, o que só foi possível por meio de esforços na automação dos processos  utilizando princípio das tecnologias Robotic Process Automation (RPA), estas que proporcionam velocidade e precisão na execução dos processos administrativos e evitando problemas por meio da análise preditiva.

A Transformação Digital trata de um conjunto de tecnologias, especialmente com objetivo de  resolver problemas tradicionais, mas também complexos, sendo composto por diversos softwares.

“Utilizamos timidamente o que é denominado de Internet of Things (IoT), tomando como exemplo a Estônia, que colocou a transformação digital como prioridade e implementou em basicamente todos os serviços. O cidadão estoniano só comparece fisicamente perante o Estado para se casar, se divorciar e em compra de bens. Demais, tudo digital. Me sinto honrada por, implementar automação em um programa de governo que representa importante política pública e entrega o direito fundamental que é a função social da propriedade”, concluiu Desiane Gomes, Secretária Municipal que é Doutora em Física.

A automação implementada é assistida,  necessitando de intervenção humana para a exibição do produto final. Nesse sentido, o Brasil, segundo a ONU, é a quarta maior população conectada do mundo e utilizar essa conectividade em prol do cidadão é emergente.

“Desde o início da gestão temos pensado em Governo Digital, pois entendemos que isto revela uma base da boa administração pública. Buscamos esse melhor relacionamento dos cidadãos com o Governo no ambiente virtual e esperamos que outras, novas e maiores implantações sejam por nós possibilitadas”, disse Matheus Bezerra.

SOBRE A AUTOMAÇÃO– A secretária de Receita, Transparência e Transformação Digital é a desenvolvedora da proposta e do modelo, sendo o processo a combinação de outras tecnologias com objetivo de eficiência, celeridade, organização e tendência na entrega de regularização fundiária.