Atualizado em: 28 de março de 2024 | 13:20h

Secretaria de Educação realiza mais uma formação em Educação Inclusiva para professores da rede municipal

A Educação Inclusiva já faz parte do dia a dia das escolas municipais de Bananeiras, mas pensando em melhorar cada vez mais essa realidade, hoje (23) realizamos mais uma formação para nossos professores com foco no Plano de Ensino Individualizado (PEI). Através das palestrantes Edna Fonseca e Marcela Medeiros, nossos educadores puderam esclarecer diversas dúvidas acerca […]

23/03/2023 21h06 Atualizado há 1 ano atrás

A Educação Inclusiva já faz parte do dia a dia das escolas municipais de Bananeiras, mas pensando em melhorar cada vez mais essa realidade, hoje (23) realizamos mais uma formação para nossos professores com foco no Plano de Ensino Individualizado (PEI). Através das palestrantes Edna Fonseca e Marcela Medeiros, nossos educadores puderam esclarecer diversas dúvidas acerca do tema.

PEI – O Plano Educacional Individualizado (PEI) é uma ferramenta de avaliação que considera as singularidades dos alunos. Considerado uma ferramenta que contribui para melhorar o processo de ensino e aprendizagem de pessoas que possuem algum tipo de limitação ou dificuldades para aprender. Por isso, é um recurso pedagógico voltado para as necessidades individuais do aluno. Com a proposta de organização curricular que norteia a mediação pedagógica do professor, assim como desenvolve os potenciais ainda não consolidados do aluno. O mapeamento do que o estudante já alcançou e o que ainda necessita alcançar é fundamental para que se possa pensar o que vai ser feito para que ele atinja os objetivos traçados.

“Nunca saberemos tudo e precisamos estudar sempre, pois cada aluno é um ser único, entretanto para promover a verdadeira inclusão precisamos em primeiro lugar, abrir nossos corações para acolher estes alunos e suas famílias com afeto, empatia e o desejo de incluir verdadeiramente, aceitando as diferenças e aprendendo com elas diariamente. Estes encontros são muito importantes para estas reflexões e trocas de experiências”, enfatizou Adriana Bezerra, Secretária de Educação Bananeiras.