Atualizado em: 26 de abril de 2024 | 8:42h

Prefeitura lança a Campanha “Quem cuida recolhe” e instala dispensers cata caca, em locais estratégicos do município

Passear com os pets ao ar livre, nas praças e jardins da cidade, é sempre muito divertido e saudável para o animal, mas não recolher as fezes dos mesmos é algo desagradável, que mostra falta de respeito com os outros pedestres e com a vizinhança e uma forma de transmitir inúmeras doenças para outros cães, […]

24/11/2023 8h48 Atualizado há 5 meses atrás

Passear com os pets ao ar livre, nas praças e jardins da cidade, é sempre muito divertido e saudável para o animal, mas não recolher as fezes dos mesmos é algo desagradável, que mostra falta de respeito com os outros pedestres e com a vizinhança e uma forma de transmitir inúmeras doenças para outros cães, outras espécies de animais e até para os humanos. Em gramados e calçadas, os dejetos podem gerar mau odor e levar a formação de ovos de parasitas.

A Prefeitura pensando na questão de limpeza e na saúde pública, evitando proliferação e contaminação de parasitas e verminoses, lançou a Campanha “Quem cuida recolhe” e instalou dispensers cata caca no “Novo Bezerrão” e nas praças Epitácio Pessoa e em frente ao Fórum (Desembargador Santos Estanislau Pessoa de Vasconcelos). Os saquinhos disponíveis são biodegradáveis (meio ambiente agradece) e a ideia é fazer com que cada tutor seja responsável pelo lixo que seu cachorro produz durante o passeio.

A primeira-dama do município, Maria Porto detalhou a iniciativa, “estamos pensando na coletividade, é importante mantermos nossas praças, estádio e outros ambientes públicos limpos, essa instalação inicial contemplou três locais de grande circulação de pessoas no dia a dia, a proposta será instalada no máximo de lugares possíveis, tornando acessível o saquinho aos tutores de cães para limpeza e descarte das fezes de forma correta.”

As doenças transmitidas pelas fezes dos cães são inúmeras:

• Parvovirose canina: doença viral grave que causa vômito, diarreia e desidratação;
  • Bicho geográfico: atinge geralmente crianças que brincam descalças em parques e praias;
  • Giárdia canina: uma doença parasitária que se aloja no trato gastrointestinal;
  • Toxocaríase: um tipo de verminose que quando atinge o homem pode causar cegueira;
  • Tênia: uma verminose que vive fora do trato gastrointestinal e pode causar anemia e diarreia.

Nos humanos, o contágio dessas doenças pode se dar não pelo contato direto com as fezes, mas por objetos e alimentos contaminados. Nos próprios cachorros, o contágio pode acontecer pela ingestão ou pelo contato direto com as fezes contaminadas, mesmo que o animal esteja bem cuidado e com as vacinas em dia.