Atualizado em: 28 de março de 2024 | 13:20h

Prefeitura de Bananeiras realiza 7ª Conferência Municipal de Saúde

Ontem (24) o município de Bananeiras, através da Secretaria de Saúde, por meio do Conselho Municipal de Saúde realizou a 7ª Conferência Municipal de Saúde, com foco no desenvolvimento e melhorias para a saúde da população bananeirense, estiveram, presentes os representantes do Conselho Estadual de Saúde: Valdinei Viegas e Luciano Correia, representantes do Poder Legislativo, […]

25/03/2023 22h48 Atualizado há 1 ano atrás

Ontem (24) o município de Bananeiras, através da Secretaria de Saúde, por meio do Conselho Municipal de Saúde realizou a 7ª Conferência Municipal de Saúde, com foco no desenvolvimento e melhorias para a saúde da população bananeirense, estiveram, presentes os representantes do Conselho Estadual de Saúde: Valdinei Viegas e Luciano Correia, representantes do Poder Legislativo, profissionais da saúde e a sociedade civil em geral.

Com enfoque na visão “Amanhã vai ser outro dia! “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” tema que foi dividido em quatro eixos: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” e “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas” que possibilitou o amplo debate, entre os participantes.

Um assunto bastante discutido e que atravessou todos os eixos temáticos foi a COVID-19 e o Pós-COVID. Esse assunto, aliás, tem sido recorrente nas conferências municipais em geral. A pandemia deixou sequelas, como patologias respiratórias e vasculares e muitos desafios para a gestão pública.

Após a plenária final, foram selecionadas as 35 propostas, os quatro delegados e seus respectivos suplentes que representarão Bananeiras na Conferência Estadual, prevista para ser realizada em maio, na capital João Pessoa. Desta, sairão novas propostas e delegados para a Conferência Nacional, cuja previsão de realização é em julho deste ano. Os eleitos são membros da gestão municipal, trabalhadores da saúde e usuários do SUS.

Definida pela seguinte composição:

Usuários do SUS (sociedade civil organizada):

• Geferson Lucena Ferreira- Delegado;
  • José Fagner Pereira dos Santos – Suplente;
  • Vitória Lucena de Azevedo – Delegada;
  • Vinicios Antônio Rosário da Silva – Suplente.

Profissionais da Saúde:

• Irys Karla Cosmo Pereira – Delegada;
  • Maria Elisangela – Suplente.

Gestão Municipal:

• Camila Gusmão – Delegada;
  • Elisangela de Lima – Suplente.

“Essa Conferência é muito importante porque é o momento em que nossa população, através do Conselho, nos ajuda com as políticas públicas de saúde. Esta 7ª edição, especificamente, é uma oportunidade ímpar para sugestões de ideias ao Estado e à União. É um momento em que todos os agentes envolvidos na saúde tem voz, da gestão à sociedade como um todo”, destacou o Secretário Municipal de Saúde, Tarcísio Herculano.