Prefeitura de Bananeiras realiza 4ª Conferência Municipal da Cultura

Hoje, o município de Bananeiras, através da Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do Conselho Municipal de Cultura realizou a 4ª Conferência Municipal da Cultura, com foco no desenvolvimento e melhorias para população bananeirense, estiveram, presentes os representantes do Conselho Municipal, Agentes Culturais e a sociedade civil em geral. O Evento mediado pela Secretária […]

20/10/2023 17h00 Atualizado há 1 mês atrás

O Evento mediado pela Secretária de Cultura e Turismo, Karina Leon, teve uma participação mais que especial da Representante do Ministério da Cultura na Paraíba, Rejane Nóbrega, ela que em sua palestra falou sobre os eixos temáticos tratados na Conferência, o papel do Ministério e sua atuação constante nas políticas culturais e sua importância colaborando nas discussões das propostas dos GTS.

Além, da Rejane, tivemos outra importante colaboração na organização da Conferência Municipal da cultura, do Grupo de Pesquisa História da Educação do Brejo Paraibano da UFPB campus III, coordenado pela Professora Vivian Galdino.

Com o tema: “Democracia e Direito à Cultura”, o evento trouxe a participação dos agentes culturais, promovendo o amplo debate, dentre os temas debatidos estiveram: a promoção da diversidade cultural, a valorização dos artistas locais, o fomento à produção artística, e a democratização do acesso à cultura. Na oportunidade foram eleitas mais de 20 propostas, os delegados e seus respectivos, suplentes, que representarão Bananeiras, na etapa estadual.

Definida pela seguinte composição:

Delegadas Titulares:

1. Katarine Silva Santana;
2. Elidiana Oliveira das Neves.

Suplentes:

1. Luísa Quarezemin Zafalan;
2. Luis Joaquim Nascimento.

A realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura reflete o compromisso da Prefeitura de Bananeiras com a promoção da cultura e o reconhecimento de seu valor na construção da identidade da cidade. Além disso, o evento demonstra o esforço conjunto de diversos setores da sociedade para fortalecer a cena cultural local e garantir o acesso à cultura para todos os cidadãos. O Secretário Executivo de Políticas Culturais, Joílson Custódio, destacou que a Conferência é um espaço para o diálogo entre todos os envolvidos na cena cultural. “É aqui que podemos ouvir diferentes vozes que possuem o objetivo de impulsionar avanços que fortalecem os diversos segmentos da cultura local”.

Nossos agradecimentos a todos os Agentes Culturais da diversidade representativa que colaboraram na mobilização e participação. Viva a Cultura de Bananeiras.

Texto e fotografia: Simone Lira