Atualizado em: 26 de abril de 2024 | 8:42h

Prefeitura de Bananeiras celebra dia do meio ambiente relembrando grandes ações ambientais da gestão

No Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho – países, estados e municípios realizam eventos e ações de conscientização ambiental. Esse ano, devido a pandemia mundial, as formas de celebração e conscientização tiveram que se reformular para dar continuidade aos trabalhos de sensibilização pública e educação ambiental. Bananeiras esteve firme nos trabalhos ambientais […]

05/06/2020 22h24 Atualizado há 4 anos atrás

Bananeiras esteve firme nos trabalhos ambientais e na realização de projetos e ações que modificaram estas questões no município. A Prefeitura Municipal de Bananeiras, por meio da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, relembra neste dia 5, algumas das suas ações.

Desde o início da gestão, a parceria entre as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, promoveu as crianças e jovens da Rede Municipal de Ensino diversas palestras de conscientização sobre patrimônio histórico; resíduos sólidos; desmatamento; queimadas e crimes ambientais. Além de aulas passeios e plantio de mudas de ipês na área dos Eucaliptos e na nascente Rio Bananeiras. Na semana de meio ambiente, realizada anualmente em decorrência do dia Mundial do Meio ambiente, essas ações de conscientização e plantio eram fortificadas.

Parcerias com a Policia Ambiental, SUDEMA e UFPB, auxiliaram em muitas dessas ações, como o Incentivo em consumir verduras e hortaliças no projeto de extensão “Boas práticas alimentares na educação infantil”, realizado por professores e alunos do campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com as Escolas de Educação Infantil do município.

Um dos grandes projetos realizados, foi o “Limpeza em tempo real”, iniciado no São João de 2017, realizando a limpeza constante do ambiente durante o festejo e gerando cerca de 80 empregos diretos no evento.  Este projeto fortificou a reciclagem no município, através do apoio a CATABANS – Associação de Catadores de Bananeiras.

Com tantas ações, Bananeiras foi premiada por suas ações em gestão ambiental no II Fórum Brasil de Gestão Ambiental que ocorreu no dia 27 de junho de 2019. A Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), concedeu a Bananeiras o prêmio de Destaque em Gestão Ambiental Municipal. Na Paraíba apenas cinco (05) municípios foram premiados.

Esse ano, apesar da pandemia, o trabalho e as ações continuam, com as Atividades de Mobilização, Participação e Comunicação do Plano Municipal de Saneamento Básico – Comitê técnico e comitê de coordenação; Elaboração de minuta de decreto de criação do Parque Urbano Municipal de Bananeiras e Elaboração de minuta de Lei de implantação da coleta seletiva no município de Bananeiras.

Para a Secretária de Meio Ambiente, Kérsia Melo, “É muito gratificante, nos impulsionando a fazer muito mais para implementação de políticas públicas ambientais em nosso município”.

Relembramos hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, a importância de zelar pelo meio ambiente da nossa cidade e do nosso país, de educar nossas crianças e jovens para serem pessoas comprometidas com a preservação do nosso lar.

Ascom – PMB