Atualizado em: 24 de abril de 2024 | 22:45h

Orçamento Participativo de Cajazeiras tem participação popular e prestação de contas

Cajazeiras foi a primeira localidade a receber as plenárias do Orçamento Participativo esse ano, na última sexta-feira (20). O Orçamento Participativo permite a população apontar as necessidades e dizer aonde gostaria de ter investimento. É através da participação nas plenárias que a população aponta as necessidades da localidade e os investimentos que merecem prioridade. Um […]

24/09/2019 10h22 Atualizado há 5 anos atrás

Um dos orgulhos da gestão, o Orçamento tem se tornado um instrumento democrático que visa ouvir a população e promover uma integração entre a população e a administração pública. Através das plenárias a gestão pode ouvir as demandas da população e buscar atender as necessidades da localidade.

Através do Orçamento Participativo muitas demandas dos moradores de Cajazeiras já foram atendidas. A exemplo da reforma do PSF, que hoje fornece atendimento odontológico e exames laboratoriais; a conquista da Farmácia Básica que fornece cerca de 200 dispensações de medicamentos por mês e tantas outras.

Com esses investimentos na saúde, a vida das famílias daquela região foram modificadas. Pois tanto Cajazeiras, quanto as localidades vizinhas como Alagamar, Queimadas e Oitiçica, são beneficiadas com as ações.

Inúmeras famílias são beneficiadas com esses atendimentos e que não precisam mais se locomover para serem atendidas ou medicadas. Uma economia que se faz visível no bolso de cada morador da região. Com a ampliação, cerca de 200 dispensações de medicamentos por mês, 40 atendimentos médicos semanais, atendimento odontológico frequentemente e 38 exames clínicos, realizados pelo projeto Laboratório Sobre Rodas.

Além dos investimentos na saúde, o Orçamento proporcionou melhorias para a educação com a Reforma da Escola Municipal de Queimadas e a construção da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima. Também tivemos melhorias para a infraestrutura e agricultura local com a manutenção das estradas vicinais; perfuração de poços artesianos; corte de terra, beneficiando 70 agricultores da região e a melhoria genética dos rebanhos de caprinos e ovinos.

Através das plenárias do Orçamento a população pode observar as suas necessidades sendo atendidas e isso demonstra a transparência da gestão e o compromisso de dar voz e vez aos moradores. Unindo o poder público e a população para buscar melhorias para o município.

Na plenária desse ano, Cajazeiras se fez presente quanto as escolhas para sua localidade, mostrando ter voz diante das suas escolhas. As prioridades elencadas esse ano foram: água 46%; saúde 36% e estradas vicinais 18%. Cerca de 51 moradores estiveram presentes apontando as suas necessidades.

Para a gestão, abrir as plenárias do OP com tamanha participação do povo, só demonstra o sucesso e a credibilidade que o evento têm, dando voz e vez a população, permitindo que o cidadão debata e defina os destinos de sua localidade.

Além do OP, tivemos a Prefeitura na Comunidade, fornecendo um pré-cadastro para emissão de documentos; inscrição para cortes de terra; exames de glicemia; corte de cabelo e serviços de manicure. Também foram sorteadas algumas ferramentas para os agricultores locais.

Para finalizar a plenária que foi um sucesso, o prefeito Douglas Lucena entregou um campo de futebol para os moradores, um pedido que já havia sido feito pela população que buscava um ambiente para descontração e práticas esportivas.

A próxima plenária acontece dia 04/08, no Distrito do Tabuleiro.

Orçamento Participativo, você participa, sua vida melhora.

Ascom – PMB