Atualizado em: 17 de abril de 2024 | 8:41h

Município de Bananeiras participa da Audiência Pública sobre o Plano de Manejo da APA do Roncador realizada pela SUDEMA

Bananeiras esteve presente e bem representada através da Secretaria de Meio Ambiente, na Audiência Pública sobre o Plano de Manejo da APA do Roncador, uma realização da SUDEMA, que aconteceu na Câmara Municipal de Borborema, na última segunda-feira (30). O plano de manejo é um documento previsto pela lei do Sistema Nacional de Unidades de […]

01/02/2023 21h40 Atualizado há 1 ano atrás

O plano de manejo é um documento previsto pela lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e consiste em um conjunto de estudos ambientais sobre a unidade de conservação, trazendo regras, planos e programas que visam ao cumprimento dos objetivos para a manutenção de determinada unidade. Com ele, é possível se fazer um controle ambiental mais eficaz sobre as unidades de conservação, pois o documento mapeia e regula o uso desses espaços, expondo o que é proibido e permitido em cada local.

Na ocasião estiveram presentes representantes dos seguintes municípios: Bananeiras, Borborema e Pirpirituba, onde foram apresentadas estratégias para definir os parâmetros do uso sustentável da APA e suas riquezas naturais, em especial da Cachoeira do Roncador que é um forte atrativo turístico da região do Brejo.

A gestão municipal está atenta e participativa, é necessário refletirmos muito sobre a relação do ser humano com o meio ambiente. O que eu estou fazendo ou posso fazer que diminua impactos ambientais e poluições? O que eu posso fazer para preservar? Quais atitudes e hábitos eu posso mudar? É necessário que hajam atitudes e mudanças individuais, enfatizou o Secretário Nicodemos Costa.

A audiência pública é uma etapa importante para a realização do plano de manejo, sendo uma exigência legal para a aprovação do documento. Nela, é apresentado o diagnóstico realizado pela empresa contratada para elaboração do plano, possibilitando a discussão com a sociedade civil para que seja possível compreender as necessidades da gestão municipal e da população local.