Atualizado em: 26 de abril de 2024 | 8:42h

Laboratório Municipal realiza testes de PSA durante a Campanha Novembro Azul

O Governo Municipal de Bananeiras, através da Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica está desenvolvendo neste mês a “Campanha Novembro Azul”, que tem por objetivo conscientizar os homens sobre a importância do cuidado com a saúde, além de incentivar esse público a realizar exames preventivos como o PSA. Com isso, a Secretaria criou […]

15/11/2023 20h41 Atualizado há 5 meses atrás

Com isso, a Secretaria criou um cronograma para atender o público masculino com o exame, que é usado para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras doenças.

Conforme o secretário da saúde, Tarcísio Herculano,  “A coleta de sangue para o exame PSA será feita no laboratório do município, para isso, o interessado deve comparecer na sua Unidade de Saúde para solicitar sua requisição, que será realizado aos finais de semana, no turno da manhã.

Tarcísio explica que os bananeirenses serão atendidos de acordo com a área que reside. “O público alvo foi dividido conforme os agentes de saúde, ou seja, por determinada área de abrangência, para não haver filas nos postos de saúde. Com isso, os agentes comunitários de saúde informarão a todos em que semana devem comparecer para solicitar sua requisição”, explica.

A campanha é voltada para homens a partir dos 40 anos  “É muito importante a realização do exame para um diagnóstico e tratamento precoce do câncer de próstata. Temos investido muito na saúde preventiva para detectar doenças ainda nas fases iniciais e vamos continuar investindo forte para melhorar cada vez mais a qualidade de vida para nossa população”, finaliza, Tarcísio.