Atualizado em: 26 de abril de 2024 | 8:42h

Iniciada a primeira etapa de vacinação contra a Febre Aftosa no município de Bananeiras

A Prefeitura de Bananeiras, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pecuária, informa sobre a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa 2023. A primeira fase da campanha contra a febre aftosa para bovinos e bubalinos, começou no dia 1º de maio e seguirá até o dia 31. Os criadores deverão vacinar todos os […]

09/05/2023 21h24 Atualizado há 12 meses atrás

A primeira fase da campanha contra a febre aftosa para bovinos e bubalinos, começou no dia 1º de maio e seguirá até o dia 31. Os criadores deverão vacinar todos os bovinos e bubalinos da sua propriedade, a partir de 01 dia de vida. Em seguida, devem comparecer a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pecuária, localizada no Espaço Cultural Oscar de Castro, das 7h30 às 13h, para entregar o comprovante de vacinação.

“O processo de vacinação e a declaração são fundamentais para a comercialização de produtos como carne e leite, e também, para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que autoriza o produtor a circular com seus animais.” Reforçou, Ernandes Fernandes, Secretário de Desenvolvimento Rural e Pecuário.

A Febre Aftosa é uma doença de notificação obrigatória, conforme o Código Sanitário para Animais Terrestres, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e a Instrução Normativa nº 50/2013, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A doença é causada por um vírus altamente contagioso, com impacto econômico significativo, acometendo principalmente os animais de produção como bovinos, suínos, caprinos, ovinos e outros animais, em especial os de cascos bipartidos (cascos fendidos). A doença é raramente fatal em animais adultos, mas pode causar mortalidade entre os animais jovens.

Todos os anos a campanha contra a Febre Aftosa acontece em duas etapas: a 1ª realizada no mês de maio e a 2ª no mês de novembro.