Atualizado em: 26 de abril de 2024 | 8:42h

Em alusão ao “Agosto Dourado”, prefeitura promove palestra sobre Aleitamento Materno

O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Tendo em vista a relevância da campanha, a Prefeitura de Bananeiras está realizando várias atividades voltadas para a importância do aleitamento. Nessa quarta-feira (16), realizamos […]

16/08/2023 17h00 Atualizado há 8 meses atrás

Nessa quarta-feira (16), realizamos uma palestra, no Centro Cultural Oscar de Castro  voltada às gestantes que fazem parte do Projeto Gerando Vidas, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O momento ficou sob a orientação da Nutricionista, Jardenia Oliveira, que reforçou a importância do aleitamento materno para o fortalecimento do sistema imunológico do bebê, além do estreitamento do vínculo materno.

O leite materno é o alimento completo pela sua composição química, nele que estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês. Satisfaz todas as necessidades do recém-nascido nos primeiros seis meses de vida, inclusive de água. É de fácil digestibilidade, sendo, portanto, mais rapidamente absorvido pelo bebê, que, mamando com maior frequência, aumenta a produção do leite. Protege contra infecções respiratórias e diarréia, diminui o risco de alergias, hipertensão, diabetes, melhora o desenvolvimento cognitivo, da saúde bucal e fonoaudiológica.

A gestante, Heloysa Helena estava prestigiando o evento com sua filha Maytê, de 3 anos, ela falou como a amamentação é um momento mágico na vida de uma mãe que aproxima e torna o momento ainda mais especial.

“Como é minha primeira vez, não tenho contato nem experiência, então eu busco aprender e ver como vai ser essa experiência que é um momento único e isso ajuda a saber quais serão os primeiros passos”, disse, Patrícia Alves, gestante do Projeto Gerando Vidas.