Educação realiza Avaliação de Fluência em Leitura do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba

A Prefeitura de Bananeiras, através da Secretaria de Educação realizará de 12 a 15 de março, avaliações individuais de Fluência em Leitura do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, com os alunos do 2º ano da rede pública municipal de ensino, durante o período dos exames, os alunos serão submetidos a uma avaliação minuciosa. Serão analisadas habilidades […]

11/03/2024 9h41 Atualizado há 1 mês atrás

A Prefeitura de Bananeiras, através da Secretaria de Educação realizará de 12 a 15 de março, avaliações individuais de Fluência em Leitura do Pacto Alfabetiza Mais Paraíba, com os alunos do 2º ano da rede pública municipal de ensino, durante o período dos exames, os alunos serão submetidos a uma avaliação minuciosa. Serão analisadas habilidades como leitura de palavras, pseudopalavras com fonemas da língua portuguesa e um texto simples, por meio de gravação digital.

A habilidade de leitura de um texto de forma rápida, suave e com pouco esforço, é uma meta a ser perseguida nos anos iniciais de escolarização pela Secretaria de Educação. As avaliações visam verificar a capacidade da leitura de palavras e textos adequados à etapa escolar de cada aluno de forma fluida e com ritmo adequado. A partir dos resultados, gestores e professores poderão verificar como seus estudantes se encontram em relação a uma dimensão essencial de alfabetização.

Os testes de leitura são ferramentas importantes da Secretaria de Educação, em parceria com as escolas municipais, que possui como objetivo a avaliação do nível de leitura, compreensão, autonomia e a fluência dos nossos alunos. A meta principal da nossa gestão é que todos, ao terminarem sua etapa escolar, tenham adquirido as habilidades necessárias previstas no currículo escolar municipal, relatou Adriana Bezerra, Secretária de Educação.

A avaliação de fluência consiste também na aferição da capacidade de velocidade, precisão e automaticidade na leitura. O quadro de palavras utilizado nas avaliações segue critérios linguísticos, como extensão, tonicidade, complexidade silábica, frequência na língua portuguesa e correspondências grafofonêmicas regulares e irregulares. O tempo médio de aplicação dos testes, por estudante, é de 10 minutos.

Os resultados obtidos fornecerão às escolas um diagnóstico preciso e orientações para a elaboração de planos de ação individualizados, buscando suprir eventuais lacunas de aprendizagem.

Texto: Simone Lira