“Dia D – Bananeiras contra à Dengue” Prefeitura mobiliza cidade no combate ao Aedes aegypti

Em mais uma ação para combate dos focos de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Bananeiras, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado, promoveu uma mobilização, neste sábado (24), no “Dia D contra a Dengue”. As iniciativas, promovidas pela […]

24/02/2024 14h12 Atualizado há 2 meses atrás

As iniciativas, promovidas pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica, visam preparar melhor a cidade para a sazonalidade da doença, que ocorre durante o verão, por meio da intensificação de ações contra o inseto.

Os trabalhos se concentraram nos bairros: Conjunto Major Augusto Bezerra e Conjunto Edgard Santa Cruz com visitas domiciliares para eliminação de criadouros, orientação, recolhimento de materiais que podem ter focos do mosquito e levantamento fotográfico.

Confira algumas dicas que devem ser seguidas para evitar possíveis focos do Aedes aegypti:

• Retirar os pratinhos das plantas;
  • Manter a caixa d’água bem fechada;
  • Colocar pneus velhos em um lugar fechado;
  • Lavar bem as vasilhas dos pets;
  • Limpar telhas e calhas para não acumular água;
  • Virar garrafas e potes vazios;
  • Colocar o lixo no saco plástico e fechar bem a lixeira;
  • Conferir o quintal em busca de água parada;
  • Retirar a água de bandejas externas de geladeira e ar-condicionado;
  • Limpar a piscina e tratar com cloro;
  • Bomélias e outras plantas sem acúmulo de água;
  • Vasos sanitários sem uso sempre fechados;
  • ⁠Lonas de coberturas bem esticadas para evitar poças;
  • ⁠⁠Piscinas e fontes sempre bem fechadas.

“Estamos empenhados em mobilizar a população para o combate às arboviroses. O Dia D de Combate à Dengue é uma oportunidade para unirmos esforços e reforçarmos a importância de medidas simples, como a eliminação de recipientes que possam acumular água parada, que fazem a diferença”, destaca o Coordenador de Combate às Endemias, Elton Rocha.