Atualizado em: 19 de abril de 2024 | 11:35h

Confira as ações realizadas pela Prefeitura de Bananeiras no combate a pandemia do novo coronavírus

A Prefeitura Municipal de Bananeiras, através do Prefeito Douglas Lucena e a Secretária de Saúde, Maryjanne Macedo, vem realizando diversas ações em combate ao novo Coronavírus, desde a segunda semana de março, com a primeira suspeita no município. Ações como a Criação da Central de Orientação e Prevenção ao Coronavírus, onde a população pode tirar […]

14/05/2020 18h09 Atualizado há 4 anos atrás

Ações como a Criação da Central de Orientação e Prevenção ao Coronavírus, onde a população pode tirar suas dúvidas, receber orientações sobre o quadro da doença e como proceder; sanitização e limpeza de diversos espaços públicos, no centro da cidade e também nos Distritos, como forma de prevenção; criação da barreira sanitária, localizada no Distrito de Roma, com aferição de temperatura e coleta de dados para possível monitoramento; criação do núcleo de atendimento à Covid-19 no Hospital Municipal; instalação de lavatórios nos pontos de maior circulação para higienização das mãos, uma das recomendações do Ministério da Saúde, como forma de prevenção.

Também foi disponibilizado tendas, cadeiras, equipes de orientação e higienização nas filas dos bancos oficiais e correspondentes bancários, obedecendo o distanciamento mínimo; distribuição de mais de três mil máscaras, confeccionadas por costureiras locais e; distribuição de 4 mil cestas básicas para famílias em vulnerabilidade social.

Pensando nos comércios locais, a Prefeitura Municipal, juntamente com a Casa do Empreendedor, suspendeu o pagamento das parcelas dos empreendedores por 90 dias e disponibilizou crédito de 50 mil reais para os microempreendedores locais. Também foi criado um aplicativo, o “Delivery Bans”, com todos os estabelecimentos locais que estão funcionando com serviço delivery.

A Secretaria de Educação, buscando continuar com as atividades escolares, vem realizando desde o dia 23 de março aulas remotas, utilizando as mídias sociais como apoio. E recentemente, criou uma plataforma chamada “Educação Bananeiras”, na qual vai atender professores, gestores, supervisores, alunos e familiares de forma mais adequada e ágil, tanto no sentido Escola – Aluno, como no sentido Aluno – Escola.

Com as determinações do Decreto 09/2020, também foi criado uma equipe para fiscalização do comércio local, orientando e notificando a respeito do funcionamento. Também foi criado um disque denúncia para à população informar acerca do descumprimento dos decretos estadual e municipal, bem como de orientações de autoridades em saúde.

As ações continuam, mas precisamos da colaboração de todos. Se cada um fizer sua parte, cumprir o isolamento social, entender a obrigatoriedade do uso de máscaras ao saírem de casa, da higienização que deve ser feita, então poderemos achatar a curva de contaminação em nosso município.

Precisamos da união e compreensão de todos neste momento.

Ascom – PMB