Com nota 9.85, saúde de Bananeiras é destaque nos indicadores do PREVINE BRASIL

O trabalho humanizado que a Secretaria Municipal de Saúde de Bananeiras vem realizando com a população, tem alcançado resultados bastante positivos nos indicadores direcionados a Atenção Primária no município, por meio da divulgação dos dados referentes ao segundo quadrimestre de 2023 do programa Previne Brasil, com nota 9,85 para o serviço na cidade. O Previne […]

06/10/2023 12h03 Atualizado há 7 meses atrás

O trabalho humanizado que a Secretaria Municipal de Saúde de Bananeiras vem realizando com a população, tem alcançado resultados bastante positivos nos indicadores direcionados a Atenção Primária no município, por meio da divulgação dos dados referentes ao segundo quadrimestre de 2023 do programa Previne Brasil, com nota 9,85 para o serviço na cidade. O Previne Brasil avalia os indicadores da atenção primária à saúde da população e o Bananeiras vem elevando suas notas desde o primeiro quadrimestre de 2021, quando atingiu nota 5,48.

“No último quadrimestre de 2020, Bananeiras obteve nota 3,68 uma avaliação muito baixa, então quando iniciamos nosso trabalho direcionado para a humanização dos atendimentos, a escuta da população sobre os serviços no município, conseguimos atender as necessidades dos usuários dos nossos serviços e desde então, seguimos elevando nossa nota a cada quadrimestre e trabalhando para chegar na nota máxima e oferecer um serviço de saúde ainda melhor para todos”, disse o Secretário de Saúde, Tarcísio Herculano.

O Prefeito Matheus afirma que “a conquista de cada nota que vem crescendo desde que chegamos à gestão, em janeiro de 2021, mostra o nosso comprometimento com o bem estar da população de Bananeiras. Cada avaliação do Previne Brasil é motivo de orgulho para nosso time. Isso é reflexo de um trabalho sério, cuidadoso, humanizado e que evidencia os benefícios que um trabalho correto traz para todos, que tem acesso a uma atenção primária de qualidade e podem desfrutar melhor qualidade de vida”, disse o gestor.

Ao falar sobre saúde da população lembramos que este é assunto que merece todo cuidado e atenção. Quando a gestão atua de forma comprometida os resultados aparecem. Na segunda-feira (02/10), o Ministério da Saúde divulgou o resultado da cobertura do 2ª quadrimestre na Atenção Primária à Saúde (APS) e Bananeiras, vem se destacando, tornando-se referência na nossa região, isso é muito gratificante pra nossa gestão.

O sucesso alcançado por Bananeiras no Previne Brasil, reflete a efetividade das ações e estratégias adotadas pela Secretaria de Saúde com investimentos em capacitação profissional, ampliação de equipes, da rede de atendimento e aprimoramento dos serviços são apenas algumas das medidas implementadas para garantir a nossa população, saúde de qualidade. Além disso, as atividades voltadas para programa de prevenção e promoção da saúde foram intensificadas, como forma de prevenir doenças e a promoção de hábitos saudáveis nas comunidades.

O Previne Brasil é uma iniciativa que busca estruturar um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e a equipe de saúde. Para chegar ao resultado, são avaliados 7 indicadores: imunização, assistência ao pré-natal preconizado pelo menos 6 meses durante o período de gestação; realização de exames para sífilis e HIV na gestação, atendimento odontológico realizado na atenção primária à saúde das gestantes; assistência aos diabéticos e a garantia da solicitação e resultado do exame hemoglobina glicada, e mulheres com coleta de citopatológico na atenção primária à saúde.