Atualizado em: 18 de março de 2024 | 23:15h

Bananeiras vai sediar a II Etapa do Maior Circuito de Esportes de Endurance Off Road do Nordeste, neste fim de semana.

Para os amantes do esporte e da aventura, o próximo fim de semana em Bananeiras promete muita agitação com o Desafio das Serras, o Maior Circuito de Corrida de Montanha e Mountain Bike do Nordeste. A cidade de Bananeiras foi escolhida para sediar a II Etapa do Maior Circuito de esportes de Endurance Off Road […]

09/07/2019 9h13 Atualizado há 3 anos atrás

Para os amantes do esporte e da aventura, o próximo fim de semana em Bananeiras promete muita agitação com o Desafio das Serras, o Maior Circuito de Corrida de Montanha e Mountain Bike do Nordeste. A cidade de Bananeiras foi escolhida para sediar a II Etapa do Maior Circuito de esportes de Endurance Off Road do Nordeste, que acontece nos dias 13 e 14 de julho.

O Desafio das Serras, que surgiu no propósito de incentivar a prática dos esportes outdoors, em especial as modalidades Cross Country, explorando um cenário pouco frequentado pelos atletas de todo o Brasil: As regiões serranas do Nordeste. Em apenas 11 edições realizadas entre 2016 e 2019, o evento já se consolidou no calendário Trail Run (corrida de montanha) e Mountain Bike do Nordeste, atraindo também por todo o Brasil quem gosta de esportes Endurance (esportes aeróbicos de baixa a média intensidade e longa duração).

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Bananeiras, por meio das Secretarias de Esporte e Secretaria de Turismo, o Desafio das Serras realiza a II etapa do Circuito em Bananeiras, ambiente propício para estes esportes. As provas acontecem no sábado (13) e domingo (14), mas a partir da sexta-feira (12), os atletas já participarão de um Simpósio Técnico e um jantar de massas, que acontece no Hotel Serra Golf. No sábado, ocorrem as provas de Trail Run (corrida de montanha) e no Domingo as provas de Mountain Bike, podendo ser disputadas na categoria solo e duplas.

Em torno de 900 atletas, de diversos estados do Brasil, virão a cidade para participar do circuito, nas categorias: Light, Fast, Half e Marathon, além das categorias de Mountain Bike em MTB Turismo e MTB Cup.

Light Trail – indicada para quem está iniciando, com um percurso de 5km.

Fast Trail – Prova indicada para pessoas que já iniciaram a corrida de montanha, com um percurso de 10 km.

Half Trail – Prova indicada para pessoas que já tem certa experiência em Corrida de Montanha, com um percurso de 25 km.

Marathon – Prova indicada para quem já tem bastante experiência em corridas com treinamento específico para a distância, percurso de 45 km.

MTB – Prova indicada para quem tem experiência em ciclismo de mountain bike, percurso de 45 km.

MTB Turismo – Prova indicada para quem está iniciando no ciclismo de mountain bike, percurso de 30 km.

A coordenação do Desafio das Serra, forneceu um manual para os atletas, que serve como guia da programação.

Sexta-feira (12)

16h às 21h –Entrega de kits de todas as modalidades

19h às 20h – Simpósio Técnico (Hotel Serra Golf)

20H – Jantar de massas (mediante reserva)

Local: Bananeiras/PB (Hotel Serra Golf)

Sábado (13)

06:20 – Largada Fast, Half e Marathon

06:25h – Largada Light

09h – Premiação Light e Fast

12h – Premiação Half

16h – Premiação Marathon

Domingo (14)

06h – Abertura da arena

07h – Largada MTB CUP e Turismo

11:30 – Premiação MTB CUP

12h – Encerramento do evento

O Desafio das Serras é um circuito de quatro etapas, a primeira aconteceu em março no município de Serra de São Bento/RN, a segunda etapa em Bananeiras e a terceira e quarta etapa acontecerão em Pacoti/CE e Bonito/PE, em Setembro.

O Circuito possui um ranking no qual os atletas pontuam na medida que realizam as provas, em suas respectivas categorias. E no fim do ano, concorrem ao título de Rei e Rainha das Serras. A partir desta segunda etapa, o Desafio das Serras entrou para a pontuação do ranking brasileiro de Trail Run e os participantes desta categoria já pontuam no ranking brasileiro.

Para realização das inscrições e demais informações, acesse: www.desafiodasserras.com

Ascom-PMB