Atualizado em: 19 de abril de 2024 | 23:34h

Bananeiras é premiada nacionalmente por gestão ambiental.

Bananeiras mais uma vez é premiada por suas ações em gestão ambiental no II Fórum Brasil de Gestão Ambiental que ocorreu no dia 27 de junho. A Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), concedeu a Bananeiras o prêmio de Destaque em Gestão Ambiental Municipal. Na Paraíba apenas cinco (05) municípios foram premiados. […]

05/07/2019 10h20 Atualizado há 5 anos atrás

A ANAMMA, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, por intermédio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC), promoveu a lista dos municípios que se destacaram por sua gestão ambiental, visando fomentar a implementação de políticas públicas ambientais locais.

Após a indicação do ano passado, os municípios passaram por um vasto critério de escolhas, dos quais precisaram comprovar a existência do órgão municipal de Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Meio Ambiente; o percentual de Cadastro Ambiental Rural (CAR); as ações de educação ambiental; adoção de compras públicas sustentáveis, de planos municipais de saneamento, de resíduos sólidos e de biodiversidade; além de iniciativas voltadas para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Conseguiu êxito em todos os critérios, conquistando a premiação.

Bananeiras se destacou por suas ações e projetos que zelam pelo meio ambiente, dentre os quais podemos citar: A Semana Integrada do Meio Ambiente; Plantio de Mudas nas nascentes do Rio Bananeiras; Roda de Conversa sobre o Meio Ambiente nas Escolas; Plano de Resíduos sólidos; Elaboração do Plano de Saneamento Básico; Palestras com a Polícia Ambiental; Fórum de desenvolvimento sustentável; Educação Ambiental na Rota Cultural Caminhos do frio; Educação Patrimonial e um dos grandes destaques o projeto Limpeza em tempo Real, no qual foi a principal ação de Bananeiras.

Os municípios premiados são reconhecidos pelo MMA como referência na gestão ambiental municipal, recebendo apoio sistemático da Secretaria por meio do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores (PCN), aperfeiçoando as práticas que implementam metas e objetivos institucionais e caracterizando-os como municípios pólo, dando visibilidade aos mesmos.

Para a Secretária de Meio Ambiente, Kérsia Melo, “a premiação é o reconhecimento do protagonismo da gestão municipal em nossa região e estado da Paraíba, nos incluindo também a mesma importância de grandes municípios já consolidados em sua estrutura e ações ambientais no Brasil. É muito gratificante, nos impulsionando a fazer muito mais para implementação de políticas públicas ambientais em nosso município. ”

Mais uma vez Bananeiras se destaca através de suas ações e bons projetos para o município, a gestão se alegra por mais uma conquista e reconhecimento do trabalho.

Ascom-PMB