Atualizado em: 21 de junho de 2024 | 10:32h

Autor: Assessoria de comunicação

Bananeiras realiza II Fórum Comunitário do SELO UNICEF para avaliação de conquistas e desafios

Nesta terça (04), a Prefeitura de Bananeiras realizou, através das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, o II Fórum Comunitário do Selo Unicef, com o tema “Avaliando Conquistas e Identificando Desafios”. O evento reuniu autoridades, profissionais da rede de proteção,  e membros do NUCA e a sociedade civil para apresentar as ações do ciclo […]

04/06/2024 14h21 Atualizado há 2 semanas atrás

O evento reuniu autoridades, profissionais da rede de proteção,  e membros do NUCA e a sociedade civil para apresentar as ações do ciclo 2021-2024 e discutir os desafios enfrentados, destacando a importância do engajamento comunitário e das autoridades na promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

Durante o fórum, foram destacados os avanços já conquistados por meio da amostra dos eixos temáticos, além de serem delineados os próximos passos necessários para melhorar a qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes.

Inúmeras ações foram realizadas pela gestão desde a decisão pela adesão ao Selo, a implantação da Central de Imunização, num ano e cenário atípicos a todos nós, em plena pandemia, o IMUNIBANS nos proporcionou uma vacinação mais célere e eficiente, nossa atenção básica de saúde, através das USF’s tem refletido o empenho dos profissionais, somos nota 9,98 no PREVINE BRASIL, a Busca Ativa Escolar, a conquista do Prêmio de Município Referência em Aprendizagem, requalificação das escolas, Semana do Bebê e a Rede de Escuta Especializada, destacou o prefeito Matheus Bezerra.

Na ocasião, o Articulador do Selo Unicef Bananeiras, Jivago Fialho, detalhou o propósito do evento: “O II Fórum do Selo UNICEF” é uma ocasião marcante porque produz um documento preciso ao município sobre onde estamos acertando, onde estamos errando e o que podemos melhorar nos próximos quatro anos, ligados aos resultados sistêmicos. Há questões como a prevenção à violência, a redução da evasão escolar e o aumento da cobertura vacinal, assim como as ações que impactam e fortalecem órgãos como o Conselho Tutelar e o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, enfim, todos ligados à rede de proteção.”

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância e que tem como objetivo estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, a adesão ao Selo é voluntária e envolve a implementação de políticas públicas alinhadas com a Convenção sobre os Direitos da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).