Atualizado em: 26 de abril de 2024 | 8:42h

Bananeiras é contemplada com programa de construção de cisternas do Projeto Cooperar PB

O município de Bananeiras, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Pecuária, com as Associações Rurais firmou importante parceria com o Projeto Cooperar PB, do Governo do Estado. A ação nessa primeira etapa possibilitará a construção de aproximadamente duzentas cisternas de placa com capacidade para 16 mil litros, na zona rural, que beneficiarão, em torno […]

10/08/2023 16h23 Atualizado há 9 meses atrás

A ação nessa primeira etapa possibilitará a construção de aproximadamente duzentas cisternas de placa com capacidade para 16 mil litros, na zona rural, que beneficiarão, em torno de 170 famílias, nas seguintes localidades: Alagoinha e adjacências, Baixa Verde, Caboclo, Cajazeiras, Gamelas, Jaracatiá e Olho D’água.

“Nossa expectativa tá alta, visto que as construções terão início já nas próximas semanas, prazo estabelecido no cronograma do projeto, além de possibilitar a geração de renda na comunidade, pois dentro do edital, existe a possibilidade da contratação de mão de obra da localidade para execução da construção e a aquisição de materiais dentro do município, isso gerará um impacto financeiro positivo na economia local”, enfatizou, Ernandes Fernandes, Secretário de Desenvolvimento Rural e Pecuária.

“As oficinas são importantes para que as famílias beneficiadas saibam como se dará a construção, a utilização e façam a manutenção correta dessas cisternas, nós abordamos os seguintes conteúdos programáticos: uso racional da água armazenada nas cisternas; filtragem da água antes de entrar nas cisternas; uso de bombas para retirada de água das cisternas; manutenção da cisterna; tratamento da água da cisterna (cloração, filtro de barro e demais formas de tratamento); limpeza da cisterna (lavagem periódica, formas de lavar, produtos usados na higienização); varrição do entorno da cisterna, retirada de árvores, evitar construir próximo a fossa ou esgotos”. Disse, Rafael, Técnico do Projeto Cooperar PB.

A Agricultora, Lucinete, presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais de Baixa Verde, agradeceu aos técnicos do Projeto Cooperar e conclamou os beneficiários  “para a gente manter as cisternas sempre limpas e com cuidados redobrados para que elas não sejam danificadas”.

O Agricultor, Severino, presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais do Jaracatiá, disse que esse projeto, além de beneficiar as comunidades, também ensina a manusear as cisternas, “além da água, é melhoria na saúde e na nossa qualidade de vida, porque a água é o nosso bem maior, só temos a agradecer a prefeitura e o governo da Paraíba.”