Atualizado em: 29 de abril de 2024 | 14:01h

Abril Azul: Plano de Ensino Individualizado é tema de palestra para gestores e professores em Bananeiras

A Educação Inclusiva é cada vez mais tema de debates e formações. Em Bananeiras, o assunto é pauta constante, durante o encontro em alusão ao Abril Azul “Mês de Conscientização sobre o Autismo” abordamos os amplos aspectos do Plano Educacional Individualizado (PEI) e as suas devidas avaliações. O PEI é um documento elaborado pelo professor […]

03/04/2024 20h17 Atualizado há 4 semanas atrás

O PEI é um documento elaborado pelo professor a partir de uma avaliação do aluno com necessidade educacional específica, como os alunos que possuem algum transtorno ou deficiência e integram o ensino regular. O município de Bananeiras está sempre se aperfeiçoando, sendo um dos pioneiros na implementação desse documento. Na rede municipal, temos salas especializadas e cuidadores AEE.

A partir do Plano, a equipe educacional terá uma avaliação inicial e saberá a partir do que a criança já sabe o que poderá fazer para obter maiores avanços. É importante porque muitas vezes o objetivo da turma será diferente daquele estudante, fazendo uma avaliação individualizada e estaremos construindo cada objetivo específico dele, com o que esperamos que ele alcance dentro do processo educacional.

“Cada aluno é único e cada um tem seu tempo de aprender. E com o PEI e os métodos de avaliação individual, conseguiremos traçar metas específicas e dentro da realidade de cada um. Quando falamos de educação inclusiva, temos que pensar também na capacitação dos nossos profissionais perante a realidade atual e o que cada caso exige, para assim oferecer uma educação inclusiva de qualidade”, ressaltou a Coordenadora da Educação Inclusiva, Marcela Medeiros.

O Plano Educacional Individualizado é uma ferramenta valiosa para promover uma educação adaptada às necessidades de cada aluno. Ao abraçar a diversidade e personalizar a experiência educacional, o PEI não apenas contribui para o sucesso acadêmico, mas também molda cidadãos que valorizam a inclusão e respeitam a singularidade de cada indivíduo. Ao entender melhor o PEI, podemos trabalhar juntos para construir um futuro educacional mais inclusivo e equitativo, destaca a Secretária Municipal de Educação, Adriana Bezerra.