IBPEM

O Município de Bananeiras é regido pelo Próprio Regime de Previdência Social, que foi reestruturado através da Lei Municipal nº 370 de 05 de Setembro de 2007 e teve como órgão gestor o IBPEM. Este regime está submetido à orientação, controle e fiscalização do Ministério da Previdência Social – MPS. O RPPS – Regime Próprio de Previdência Social é estabelecido por lei elaborada em cada um dos Estados, Municípios e Distrito Federal, de acordo com a Constituição Federal  – Art. 40. Possuí caráter contributivo e solidário (Art. 195 CF).

O IBPEMInstituto Bananeirense de Previdência Municipal, trabalha com toda dedicação para manter o Sistema Previdenciário Municipal tanto de forma financeira como atuarial. Luta para consolidar uma política de cultura previdenciária, enriquecendo a maneira de pensar dos aposentados municipais, que deram duro uma vida inteira de trabalho, e precisam saber quais direitos previdenciários terão a partir da sua tão merecida aposentadoria.

 

“Neste mundo globalizado, em meio a uma sociedade que ainda desconhece a questão previdenciária, tendo em vista complexidade da mesma, urge que adotemos, quando Gestores de Regimes Próprio de Previdência, uma postura democrática, participativa no sentido de fazer conhecidos os direitos e deveres dos nossos servidores, visando sensibiliza-los, capacita-los e prepara-lós para uma vida saudável por ocasião de sua aposentadoria.”

Augusto Carlos Bezerra Aragão (Presidente do IBPEM)

CARTILHA DOS DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS